Páginas

maio 11, 2010

ASCENDENTE

O Ascendente é um dos fatores mais complexos do mapa astrológico. Representa o impulso inicial para a vida, o momento do nascimento, a primeira respiração no mundo. Mostra a qualidade do nosso primeiro contato como o mundo e a primeira vez que "tocamos" a vida. Neste ponto inicia-se o primeiro quadrante, no qual o indivíduo vai perceber aquilo que é, o seu valor e a capacidade de interpretar o mundo.

O signo onde se encontra o Ascendente indica a primeira impressão que causamos e a forma como iniciamos as coisas. Pode também indicar sobre o aspecto físico, a "máscara" exterior (tanto física, como emocional e intelectual) e alguns pequenos hábitos e maneirismos pessoais.

Planetas conjuntos ao Ascendente têm também uma importância primordial na expressão imediata da personalidade. A presença de um planeta muito próximo do Ascendente pode mesmo tornar-se a característica mais óbvia da personalidade, ofuscando até o próprio signo ascendente. É por esta razão que encontramos indivíduos com um determinado ascendente, mas que atua de forma diferente de outros que tenham o mesmo ascendente.

Por exemplo, uma pessoa com ascendente Áries deveria ter impulsividade e assertividade. No entanto se Saturno estiver muito próximo ao ascendente ela se torna mais receosa e mais comedida, pois Saturno retém as energias de Áries.

Alguém que tenha ascendente em Virgem se apresenta com reserva e precisão própria do signo. No entanto, se Júpiter estiver muito próximo ao ascendente, a pessoa se torna mais otimista e mais expansiva. Jupiter, planeta da expansão, expande o comportamento modesto, cuidadoso e pormenorizado numa extroversão e gosto pela aventura.

Outro aspecto a levar em conta é o planeta que rege o signo ascendente. A sua posição por signo e casa vai acrescentar dados importantes sobre a expressão imediata da personalidade. Assim, um ascendente Gêmeos, seu regente é Mercúrio. Se Mercúrio se situa em Touro, a natural expressão geminiana, conversadora, eloquente e leve se torna mais comedida, moderada e concreta. Se Mercúrio se posicionar em aquário, acentua a comunicação e a velocidade de pensamento. Em Cancer, a comunicação canceriana se torna colorida pelos sentimentos e imaginação, própria do signo de água.

Ao considerar o ascendente, há um conjunto de fatores a ele associados, que devem ser considerados para uma visão correta e interpretação astrológica.
- o signo Ascendente
- os planetas próximos, cerca de 10º antes ou depois, do Ascendente
- o planeta regente do signo Ascendente, segundo a sua posição por signo e casa.

PERSONALIDADE DO SIGNO ASCENDENTE

Para melhor entender a personalidade e as suas características astrológicas, deve-se considerar o local do ascendente, do Sol e da Lua no dia do seu nascimento, que dá uma síntese, pois é muito raro que um nativo seja influenciado unicamente por um signo. É a síntese destes três significadores que determina a personalidade e as características do indivíduo. O sol determina o signo, mas é apenas um dos significadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário