Páginas

novembro 13, 2009

TRANSITO PLANETÁRIO

Transito planetário é o movimento dos planetas pelo zodíaco tropical. Os planetas no seu movimento pelo zodíaco ativam os pontos e setores significativos do mapa natal e outros mapas, através das angulações que fazem com os planetas e pontos especiais como cúspides de casas, nodo lunar, roda da fortuna, etc., assim como pela passagem através das casas. 

Os trânsitos planetários revelam a sincronia que existe entre os ciclos dos planetas e os ciclos da vida, a partir da interpretação do significado das funções planetárias e suas dinâmicas com os diferentes elementos que compõem o mapa natal. Saber a posição exata de um planeta no zodíaco, para qualquer dia do passado permite conhecer as energias presentes em acontecimentos passados; assim como permite antever as energias que estarão presentes no futuro.

O estudo dos trânsitos permite viver com previdência as situações energéticas associadas, permitindo se adequar a elas e agir a favor do que se quer. Conhecendo com antecedência as forças planetárias presentes, facilita a organização e planejamento de vida. Os trânsitos criam situações energéticas que podem ser administradas de muitas formas. Às vezes, trânsitos pesados e tensos podem se concretizar em experiências positivas e de crescimento., assim como trânsitos harmônicos podem estar acompanhados de tragédias ou de fatos insignificantes para a pessoa. 

Aspectos tensos entre os planetas natais e os planetas em transito, pode servir de alerta para precauções, decisões e atitudes a favor dos interesses pessoais e a administração adequada das situações energéticas presentes. 

As previsões astrológicas, que tem os trânsitos planetários como um dos seus recursos mais poderosos, permitem conhecer as situações energéticas que serão vividas, e a partir disto, planejar e administrar as energias presentes com antecedência, mas nunca será possível prever fatos ou acontecimentos. A vida depende de muitos fatores imprevisíveis e uma mesma situação energética planetária pode expressar-se de infinitas formas.
 
PLANETA: 
O termo quer dizer «errante». Astronomicamente, os planetas são corpos celestes que giram em torno do Sol. No seu conjunto formam o Sistema Solar. Podem ser divididos em: Interiores (entre a Terra e o Sol): Mercúrio e Vénus.Exteriores (para além da Terra): Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. O estudo das suas posições planetárias, quer no momento do nascimento, quer ao longo da vida da pessoa, constitui a base da pesquisa astrológica. Considerando as suas velocidades orbitais, os planetas mostram os seguintes tempos de ciclo:
  • · Lua 28 dias
  • · Mercúrio 88 dias
  • · Vénus 224 dias
  • . Sol 365 dias
  • · Marte 22 meses
  • · Júpiter cerca de 12 anos
  • · Saturno de 28 a 30 anos
  • · Urano cerca de 84 anos
  • · Netuno cerca de 185 anos
  • . Plutão cerca de 248 anos

Karl Kuhr, diz que em cada um de nós há uma série de forças em ação que correspondem a forças cósmicas. Assim, não devemos imaginar qualquer planeta no céu como responsável pelo que nos acontece. Ao contrário, é uma força dentro de nós que se harmoniza com o planeta e faz as coisas acontecerem. Não devemos pensar que Marte, lá em cima, nos torna agressivos. É a nossa força correspondente que nos leva, por vezes, a gerar conflitos com os outros.

Por conseguinte, os planetas representam determinados fatores psíquicos (Mercúrio para a razão, Vénus para a valorização, Marte para a ação, etc.), que são os formadores dos padrões que tentamos soltar no exterior «pensando», «valorizando» e «agindo», através de uma imensidade de formas diferentes. Contudo, porque cada pessoa funciona dentro de uma determinada conjuntura social, política, educacional, religiosa, etc., não é possível saber, através do mapa natal, a que nível esses padrões podem se manifestar.

Na verdade, um mapa natal «forte» tanto pode ser o de um ditador como de um chefe de seção que tenta tiranizar seus subordinados ou pessoas. Embora as energias dos planetas não induzam traços fixos, preservam as qualidades em todas as circunstâncias, sendo que a forma como expressam as vibrações é determinada pelo signo onde se encontram. Astrologicamente, os planetas dividem-se em:
  • · Pessoais ou do consciente: Sol, Lua, Mercúrio, Vénus e Marte
  • · Sociais: Júpiter e Saturno;
  • · Impessoais ou transaturninos: Urano, Netuno e Plutão.
Para calcular o elemento dominante num mapa astral atribui-se uma pontuação aos planetas e conforme sua posição nos signos. Para efetuar essa pontuação:
  • Ascendente, Sol, Lua: três pontos.
  • Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno: dois pontos.
  • Urano, Netuno, Plutão: um ponto.
Planetas exteriores: Diz-se dos que estão para além da órbita da Terra: Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão. Planetas interiores: Diz-se dos que têm as suas órbitas entre a da Terra e o Sol: Mercúrio e Vénus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário