Páginas

novembro 13, 2009

CICLOS PLANETÁRIOS

Os ciclos da vida estão intimamente ligados aos ciclos planetários. Cada ciclo de planeta tem sua duração e particularidades. A forma mais fácil de estudar a relação entre os trânsitos planetários e a vida é estudando o passado.
É instrutivo fazer um levantamento biográfico acompanhando os ciclos planetários, ano por ano, com os fatos mais importantes acontecidos em cada ano. Paralelamente levantar os trânsitos planetários para cada ano, anotando os aspectos mais significativos com os planetas natais e pontos significativos do mapa. Isto permite fazer um levantamento de como os trânsitos planetários se expressam na vida. Mapeada esta relação no passado pode-se ter uma noção melhor de como no presente ou no futuro se responderá aos trânsitos.
Conhecendo a natureza dos planetas e seus ciclos pode se encontrar relação entre os fatos vividos e os trânsitos planetários que estavam acontecendo, permite mapear o impacto e a forma em que se vivem as forças planetárias e seus ciclos. A partir desse conhecimento se pode ter uma idéia de como se responderá aos trânsitos presentes e futuros e assim a pessoa se preparar melhor e aproveitar os trânsitos para organizar suas ações e planificar o melhor momento para realizar seus propósitos pessoais.
Ao estudar um trânsito planetário, deve-se seguir os seguintes passos:
  • Conhecer a função e atributos do planeta em trânsito.
  • Conhecer o signo que o planeta está transitando e como ele expressa a energia do signo.
  • Conhecer a casa que o planeta está transitando - revela em que setor da vida se expressará sua energia.
  • Estudar os aspectos (ângulos) que faz ao Ascendente, Meio do Céu, ao Sol, lua, planetas e aos pontos com significado astrológico (nodo lunar, etc) e a cúspide das casas que se esteja interessado em analisar.
  • No caso de estar definido o assunto que se quer pesquisar, estudar o aspecto que faz ao regente da casa que se estiver pesquisando, assim como ao regente do signo que estiver na cúspide da casa.
  • Estudar o histórico do planeta em trânsito com o mapa natal: quando no passado ele passou pela "casa" em estudo ou fez um "aspecto" especial que será vivido novamente, e detectar os fatos da vida que podem ser associados. Isto facilita perceber o impacto que tal planeta provocou e assim avaliar como poderá se expressar novamente sua energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário