Páginas

abril 28, 2010

MERCÚRIO RETRÓGRADO


MERCÚRIO RETRÓGRADO
Os períodos em que mercúrio está retrógrado modificam ligeiramente a natureza do planeta. Mercúrio costuma ser ágil, e, durante a retrogradação, tudo que parecia rápido tende a sofrer atrasos. Estes atrasos estarão mais presentes nos assuntos regidos por este planeta: comunicação, mensagens, cartas, correios, emails, transmissões de dados, transito, ruas, vias, estradas, idéias, aprendizado, habilidade, veículos, chaves, documentos pessoais, contratos, livros, assinatura, escritos, transportes, telefone, e quaisquer outros meios de comunicação, etc.
Com Mercúrio retrógrado, nossa percepção fica mais aguçada e tendemos a estar confusos. É quando surgem as oportunidades de grandes modificações de vida. Nossa criatividade é ativada e surgem novas idéias de projetos edificantes, embora possam ser confusas ou difíceis de realizar. Quando analisamos e percebemos as possibilidades de novos caminhos, encontramos em nosso interior grandes qualidades para novos acontecimentos.
Refletir sobre nosso atual modo de vida, ajuda a entender como estamos participando da comunicação universal e o que precisamos para melhorar e tornar nossa vida mais criativa e feliz. Mercúrio retrógrado mostra a nossa resistência em aceitar o novo. Se entendemos suas mensagens, ncontramos novos caminhos e conseguimos construir projetos para uma vida melhor, o que nos faz crescer interiormente, com uma nova consciência.  Durante a retrogradação de Mercúrio podem ocorrer:
1. Mensagens e comunicações podem se extraviar, atrasar ou seus conteúdos não serem compreendidos. A recomendação é checar se o processo da comunicação se deu de maneira completa e eficiente do começo ao fim. Na prática, isto significa acompanhar os despachos e conferir se uma determinada correspondência foi recebida. Em alguns casos, é aconselhável até mesmo checar se a mensagem foi compreendida. Confira também tudo o que você e os outros fizerem. Todo mundo está mais sujeito a cometer erros e distrações, e a única maneira de evitar problemas maiores é sendo mais cuidadoso. Mensagens em propagandas também podem ser mal interpretadas. Por isso é aconselhável verificar em detalhes a mensagem que se quer transmitir, seja escrita ou por imagens.
2. Mercúrio rege tudo o que faz parte do nosso dia-a-dia e que nos auxilia. Durante este período, não é incomum uma máquina de lavar tenha defeito, que você fique sem internet, que a tv a cabo não funcione por 24 horas seguidas, etc. A recomendação principal é não se estressar pois é previsível que as coisas não sejam tão eficientes neste período. Tenha paciência para contornar os problemas que surgirem. Segundo, “não brinque com fogo”, ou seja, não resolva formatar o HD do seu micro sem um bom motivo, pois tudo está sujeito a complicar e a reinstalação poderá não ser tão simples assim. Terceiro, seja prevenido. Tenha back-up dos seus arquivos, pois a qualquer momento você pode perder tudo. Tanto o emissor quanto o receptor de uma mensagem podem confundir o teor de uma mensagem. Assim é comum nesses períodos acontecer de depositarmos ou receber uma quantia maior ou menor do que deveríamos em contas de banco, ter problemas com boletos bancários, cheques, mudanças de endereços que desviam nossa correspondência, anti-spam que bloqueia aquela mensagem importante que esperávamos, equívocos de emissão, recepção e interpretação de nossas palavras e atos. 
3. Documentos, contratos, publicações e processos judiciais – Durante a retrogradação de mercúrio é aconselhável ter cuidado com documentos que podem se extraviar; cartões de crédito e boletos bancários podem ter lançamentos indevidos; contratos podem ter êrros ou não constar itens importantes. Em processos judiciais os depoimentos podem ser confusos; o juiz pode não entender e dar uma sentença baseada em outros fatos; pode faltar documentação que nos faz perder uma causa. Muitas vezes um comentário em um momento inoportuno pode por tudo a perder.
4. Da mesma forma que os aparelhos estão mais sujeitos a apresentar defeitos, você também pode encontrar surpresas no trânsito, como uma passeata que pára as ruas bem no dia em que você já saiu atrasado; ou um acidente que provoca um grande engarrafamento; ou a gasolina do seu carro acaba ou um pneu que fura numa estrada. Por isso, planeje sua saída, saia com antecedência, não deixe coisas para resolver na última hora. Se for uma data importante, um acontecimento inadiável, tenha certeza de que poderá aparecer contratempos de última hora. Sendo regente de vias de acesso é comum a perda de chaves nessa época. Documentos também podem se extraviar.
5. Mercúrio rege os nossos conceitos e opiniões. Idéias concebidas durante a retrogração de mercúrio com certeza mudarão quando mercúrio retornar ao seu movimento direto. Nesta fase, não é incomum que o governo anuncie um pacote de medidas e no mesmo dia desperta polêmica. Após as críticas, tem de se retratar e retornar as decisões. A cada dia, novas mudanças e adendos. Até se saber o que o governo realmente quer passarão vários dias. Na retrogradação não acredite em nada como definitivo. Suas próprias idéias poderão mudar depois. Por isto, se possível, não se recomenda iniciar projetos importantes e nem assinar contratos. Pode haver arrependimentos mais tarde, devido a algum detalhe e geralmente é um detalhe que faz uma grande diferença, e que passou despercebido. Além disso, contratos tenderão a vir com erros. Quanto ao lançamento de projetos, se isto for algo inadiável, será necessário um grau maior de meticulosidade. Nada deve ser feito de maneira imprudente, rápida e imatura.
6. Cirurgias – Também este não é dos melhores períodos também para procedimentos cirúrgicos. Pode ocorrer distração do cirurgião, erros médicos por problemas de comunicação ou algo pode ter de ser refeito. Curiosamente, uma cirurgia que visa reparar uma cirurgia anterior está mais de acordo com mercúrio retrógrado, pois está se retornando a um procedimento realizado anteriormente. Cirurgias por motivos de saúde e inadiáveis também estarão mais de acordo com mercúrio retrógrado do que cirurgias estéticas. Não que obrigatoriamente tenha de acontecer algo negativo, mas mercúrio, por reger a comunicação, e, por estar retrógrado, pode até mesmo significar uma diferença entre o que o médico comunica e o que é entendido pelo paciente.

Entretanto, tudo na astrologia tem um lado positivo.

Mercúrio retrógrado pode beneficiar tudo o que comece com “RE”, isto é, rever, revisar, repensar, retomar, refazer, retornar. Se no passado você leu e estudou algo que não compreendeu, as chances são maiores agora de que possa assimilar. Mercúrio retrógrado pode ser interessante para retornar a projetos inacabados. Pode ser uma fase produtiva para consertar, arrumar e reparar o que já estiver com defeito ou parado. O passado também tende a ressurgir. Assim como você pode conseguir absorver algum conhecimento que não captou bem no passado, nesta fase você também poderá ter muitos insights, percebendo melhor o que se passa com você, com sua vida, pois todo planeta retrógrado implica em um grau maior de introspecção e reflexão. Relacionamentos rompidos por mal entendidos podem ser retomados; uma proposta pode ser reapresentada; mal entendidos podem ser esclarecidos; uma compra cancelada pode ser retomada pelo cliente. Tudo relacionado a mercúrio que não funcionou antes de mercurio estar retrógrado, pode ser revisto. É o melhor momento para revisões, auditorias, encontrar falhas e defeitos, atrasar decisões, consertar aparelhos para interação humana, instalação e atuação de antivírus e demais sistemas de defesa de meios de informação. 
A melhor atitude com mercúrio retrógrado:
·        Ter cuidado nas comunicações, prever a possibilidade de mal entendidos, checar se o que foi dito foi compreendido. 
·        Evitar impulsividade, não decidir por impulso.
·        Ter back up  e cópias de seguranças dos micros e celulares
·        Ter chave reserva de carros, portas, cofres, etc
·        Conferir tarefas, pois a possibilidade de distrações é maior.
·        Não assinar contratos, não firmar parcerias.
·        São altas chances de mudanças de idéia posteriores.
·        Evitar iniciar projetos de grande porte, não abrir empresas
·        Não mudar de cidade ou país;
·        Em caso de viagem, checar passagens, horários, revisão mecânica e pneus nos carros; confira mapas do percurso; procure informações sobre estradas

Sempre que Mercúrio entra em movimento retrógrado, o risco de confusões e mal-entendidos aumenta em escala geométrica. Como no mapa do Brasil tanto o Sol em Virgem quanto a Lua em Gêmeos estão sob o controle de Mercúrio, e nosso país é particularmente vulnerável durante os períodos em que este planeta faz um movimento aparente no sentido contrário ao dos signos do zodíaco. Ocorre uma boa safra de notícias contraditórias, situações confusas e os inevitáveis desmentidos no dia seguinte.
Em setembro/2009, quando mercúrio este retrógrado:
·        Mal Mercúrio havia ficado retrógrado quando os governos do Brasil e da França divulgaram, em 7 de setembro, um comunicado conjunto sobre a escolha da empresa francesa Dassault como fornecedora de 36 aviões caça Rafale para a FAB. Após comemorações na França e protestos indignados de outros possíveis fornecedores, vem o desmentido: o prazo ainda estava em aberto para que as concorrentes sueca e americana apresentassem novas propostas. Antes que Mercúrio voltasse ao movimento direto, dois caças franceses do mesmo modelo que seria vendido ao Brasil chocam-se em pleno Mediterrâneo, levantando sérias dúvidas sobre a qualidade do projeto. Enquanto isso, os suecos prometiam baixar o preço e oferecer vantagens. Em certo momento Lula chegou a comentar: "Vou acabar levando dois pelo preço de um" É a marca de Mercúrio retrógrado.
·        Muita mais confusa foi a volta do ex-presidente Manuel Zelaya a Honduras, deposto por um golpe em 28 de junho. Em 21 de setembro Zelaya reaparece no país, após uma viagem mirabolante, e busca refúgio exatamente na embaixada do Brasil. Nos dez dias que ainda restavam de Mercúrio retrógrado, os mal-entendidos se sucederam: Zelaya é um abrigado, um asilado ou um refugiado? Pode ou não dar entrevistas e incitar a resistência popular? Afinal, a diplomacia brasileira participou do plano que o levou até a embaixada ou foi surpreendida por uma "armação" de Hugo Chávez? Típicas perguntas de Mercúrio retrógrado, o planeta das situações equívocas. Em fase de Mercúrio retrógrado, essa ativação mercuriana era tudo que o Brasil não precisava.
·        Mercúrio retrógrado também causou a greve dos Correios no Brasil, já que Mercúrio rege os mensageiros.
·        O vazamento das provas do ENEM, um exame nacional válido para grande número de universidades federais, veio a público exatamente quando Mercúrio estacionava para retornar ao movimento direto.
·        No dia seguinte, com Mercúrio já avançando no sentido natural, terminada a retrogradação, finalmente uma boa notícia: o Rio de Janeiro foi eleito como sede das Olimpíadas de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário